REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA WEB RÁDIO EDUCATIVA UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.14571/cets.v9.n1.40-52Resumo
Este artigo analisa a proposta de criação de uma WEB Rádio Educativa Universitária na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FAE/UEMG em Belo Horizonte. A proposta teve sua origem a partir dos resultados de uma pesquisa institucional feita no ano de 2009 que mais tarde se desdobrou em uma ação em 2011, objetivando na criação e consolidação de uma WEB Rádio Universitária. Portanto, as fases de implementação da WEB Rádio são apresentadas e discutidas, e é possÃvel destacar os estudos realizados no que se refere ao uso de softwares para a edição, codificação e transmissão de arquivos de áudio, bem como da gestão de programação. O caminho da criação e implementação deste recurso de comunicação em discussão, tornou possÃvel um contato maior com a literatura da área, a fim de permitir uma compreensão ampliada da importância da mÃdia para o campo da educação. Além disso, a proposta também colaborou para a criação de uma metodologia técnica para a expansão das WEB Rádios em escolas e outras instituições de ensino, o que ocorreu através de parcerias após os anos de 2012 e 2013.Referências
ARRUDA, E. Relações entre tecnologias digitais e educação: perspectivas para a compreensão da aprendizagem escolar contemporânea. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Cap. 01, p. 13-22.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO. A história do Rádio no Brasil. BrasÃlia, 2008. DisponÃvel em: < http://www.abert.org.br/site/index.php?/ downloads/artigos/124-ahistoriadoradionobrasi.html >. Acesso em: 01 abr. 2013.
ASSUMPÇÃO, Z. A. Rádio escola: uma proposta para o ensino de primeiro grau. São Paulo: Annablume, 1999.
BELLONI, M. L. O que é MÃdia-Educação?. Campinas, Autores Associados, 2005.
CAMÕES, M. C. L. S. Práticas culturais e formação de professores: desafios e perspectivas. In: GOUVEIA, G.; NUNES, M. F. (Org.) Crianças, MÃdias e Diálogos. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. Cap. 09, p. 175-192.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma teoria dos meios de comunicação. São Paulo: Conrad, 2003.
GOMEZ, G. O. De “ouvintes†a “falantes†da rádio, o desafio educativo com os novos “rádiouvintesâ€. In: PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.) Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Prefácio, p. 07-12.
GONÇALVES, E. M.; AZEVEDO, A. B. O Rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, São Paulo, Ano 01, n.2, jul-dez. 2004. DisponÃvel em: <http://www2.metodista.br/unesco/GCSB/comunicacoes_radio_ escola.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2009.
KERKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.
LIMA, Carlos Alberto Mendes. Como Implementar rádio escolar: sua escola antenada nas ondas da comunicação. In: SÃO PAULO. Secretaria Municipal de São Paulo. Guia de Implementação de Projeto Rádio Escolar. São Paulo, 2006. DisponÃvel em: <http://www.usp.br/nce/manual/paginas/
manual1.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2009.
MCLUHAN, M. Visão, Som, Fúria. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. Cap 04, p. 153-162.
MORAES, R. A. MÃdia e Educação. Revista Conect@, Rio de Janeiro, n.4, fev. 2002. DisponÃvel em: <http://www.revistaconecta.com/conectado s/rachel_midia_educacao.htm>. Acesso em: 10 mar. 2011.
MORAN, J. M. As mÃdias na educação. In: MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3.ed. São Paulo: Paulinas, 2007. Cap. 06, p. 162-166.
PIMENTEL, F. P. O Rádio Educativo no Brasil: uma visão histórica. Rio de Janeiro: Soarmec, 2004.
PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB Ã WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
RABOY, M. MÃdia e democratização na sociedade da informação. RABOY, M. MÃdia e Democratização na Sociedade da Informação. In: MARQUES DE MELO, J.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005. DisponÃvel em: <http://www.lucianosathler.pro.br/site/images/ conteudo/livros/direito_a_
comunicacao/181_201_midia_democratizacao_raboy.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011.
TEIXEIRA, M. M. et al. A rádio web universitária como modalidade educativa audiovisual em contexto digital: os casos da Espanha e de Portugal. In: PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB Ã WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Cap. 11, p. 175-196.