GRAVURA E MEMÓRIA AFETIVA: SEUS RASTROS, RESTOS, ACÚMULOS, TEXTURAS E APAGAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.14571/cets.v9.n2.263-274Resumo
O presente artigo é a comunicação do andamento da minha pesquisa poética em arte visual que tem por objeto a criação de um pensamento visual poético através da investigação dos processos de produção de gravuras relacionados à s memórias afetivas que se acumulam e se apagam durante nossas vidas. Impressões e matrizes são objetos carregados de memória, onde o processo de gravação da matriz resulta rico em vestÃgios, rastros, restos, acúmulos, texturas, fantasmagorias e apagamentos a partir dos quais produzimos gravuras. São importantes em minha pesquisa as matrizes muitas vezes ignoradas nos processos tradicionais da gravura, como objetos carregados de significado afetivo e a investigação e experimentação da gravura e seus processos num contexto expandido e contemporâneo.Referências
ALBUQUERQUE, Junior. As sombras do tempo, a saudade como maneira de viver e pensar o tempo e a história. In: História e Sensibilidade, Ertzogue, Marina Haizenreder & Parente, Temis Gomes. BrasÃlia: Paralelo 15, 2006
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lÃrico no auge do capitalismo. Sobre alguns temas em Baudelaire, obras escolhidas v. III, Ed Brasiliense 1989
CANTON, katia. Tempo e Memória. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes, 2011. [ Coleção Temas da Arte Contemporânea ]
_______. DisponÃvel em <http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=32&sItem=220 > 2001
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de SÃmbolos - 24ª Ed Rio de Janeiro. Editora José Olimpio ltda.2009
COVERLEY, Merlin. Psychogeography, Harpenden, Pocket Essentials, 2006
FAJARDO, Elias. O que é Gravura? In: Oficinas: gravura. Rio de janeiro, Editora SENAC, 1999
FACASSO, Liliana. I luoghi inquieti. Nuove tecnologie per l’arte e la città , disponÃvel em: <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1062.htm > Acesso em: 05/04/ 2014
HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós modernidade. DP&A Editora, 2000.
HUBERMAN, Georges Didi. A Grisalha: poeira e poder do tempo. Lisboa, KKYM+ IHA. 2014
__________. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves, São Paulo , Ed. 34, 2010
IZQUIERDO, I. Tempo de viver. (3ª ed.). São Leopoldo, RS: Unisinos 2006
JANZ, Rolf – Peter. Ausente e Presente. In: Walter Benjamin: rastro, aura e história. Sedlmayer, Sabrina, Ginzburg, Jaime (Organizadores).Belo Horizonte, Editora UFMG 2012
JAQUET, Chantal. Filosofia do Odor. Tradução Michel Jean Maurice Vicent e Maria Angela Marsico da Fonseca Maia.1 Ed. Rio de Janeiro. Editora Forense Universitária, 2014.
NOGUEIRA, Débora. La fisicità dei dati, Visualizzare fenomeni sociali attraverso le tracce. Tesi di Laurea Magistrale in Design della Comunicazione Politecnico di Milano Facoltà del Design A.A. 2009/2010; Relatore Paolo Ciuccarelli. DisponÃvel em: <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1062.htm#_ednref90> Acesso em: 08/06/ 2014
PORO, Arte coletivo. Manifesto Poro. DisponÃvel em: <http://poro.redezero.org/publicacoes/manifesto/ >Acesso em: 27/09/ 2015
PORTILLO, Vanilde Gerolim. DisponÃvel em: < http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Resgate_da_memoria_afetiva.htm > 2006 Acesso em: 10/08/ 2014
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: no caminho de Swan. Tradução Fernando Py. 1 Ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2014. [Saraiva de Bolso]
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do SensÃvel: Estética e Politica. Tradução de Mônica Costa Neto, São Paulo, Ed. 34, 2005.
RESENDE, Ricardo. Os Desdobramentos da gravura contemporânea. In Gravura: Arte brasileira do séc. XX. São Paulo, Cosac e Naify /Itaú Cultural, 2000.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instancias metodológicas sobre pesquisa em poéticas visuais. In. Porto Arte, Revista de Artes Visuais, PPG- em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRG. Porto Alegre, v. 7, n.13, p.81-95, 1996.
SAER, Juan José. Ninguém Nada Nunca. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Campinas, São Paulo: UNICAMP, 2007.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.
SCHOTTKER, Detlev. BUCK-MORS, Susan. HANSEN, Mirian. Benjamin e a obra de arte. Técnica, imagem, percepção. Tradução Marijane Lisboa e Vera Ribeiro.Rio de Janeiro, Contraponto, 2012
SEDLMAYER, Sabrina, GINZBURG, Jaime (Organizadores). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte, Editora UFMG 2012