A CIDADE SUBMARINA: UM EXERCÍCIO PROJETUAL INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2.144-154

Resumo

O artigo apresenta um experimento pedagógico de deslocamento de contexto aplicado a turmas de graduação em Design, com alunos de segundo período do curso. A proposta constou de um exercício projetual que transportou os alunos para o fundo do mar para participarem de uma experiência interdisciplinar de ensino no contexto ficcional de uma Cidade Submarina, propiciando o deslocamento de seus referenciais criativos e possibilitando condições que potencializaram a aprendizagem significativa. O artigo descreve a exploração de uma forma de ensinar relacionada à busca de soluções inovadoras para problemas, que pode ser estendida a disciplinas de qualquer área de conhecimento.

Biografia do Autor

André Luis Ferreira Beltrão, Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

professor dos cursos de Design da ESPM-RJ e da PUC-Rio (Departamento de Artes e Design). Doutorando e mestre em Design, especialista em marketing.

Rita Maria Couto, PUC-Rio

Departamento de Artes e Design

Flavia Nizia Fonseca Ribeiro, PUC-Rio

Departamento de Artes e Design

Referências

BOMFIM, G. A. Sobre a possibilidade de uma Teoria do Design. Estudos em Design. Ano V, vol.II. Rio de Janeiro, 1997.

FINK, L. Dee. The Power of Course Design to Increase Student Engagement and Learning. AAC&U, Winter 2007 peerReview, p13-17. Washington, DC, 2007.

FOUCAULT, Michel. Outros Espaços. Conferência no círculo de estudos arquitetônicos, 1984

LORIERI, Marcos Antonio. Busca da superação da fragmentação dos saberes nas práticas educativas: aportes históricos e contribuições do pensamento complexo de Edgar Morin. Actas do VII Congresso LUSO-BRASILEIRO de Historia da Educação. Porto, 2008.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1989.

SUVIN, Darko (1979). Estrangement and Cognition. In: Strange Horizons, 2014 . Disponível em: <http://strangehorizons.com/non-fiction/articles/estrangement-and-cognition/>. Acesso em: 11 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Edição

Seção

Artigo