O CONCEITO DE LÓGICA NOS DISCURSOS POLÍTICOS VEICULADOS NO FACEBOOK: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA.
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n4.370-378Resumo
Este trabalho tem como tema analisar, a partir do conceito de lógica de Frege e Wittgenstein, dois discursos proferidos pelos candidatos à presidência do Brasil no segundo turno de 2018. Em um cenário em que os alunos estão imersos a uma quantidade considerável de posts do Facebook com temática polÃtica, esta pesquisa se justifica por introduzir à s aulas de Filosofia uma proposta de atividade cujo foco busca reunir mensagens dos candidatos presidenciais ao segundo turno para serem analisadas em uma atividade escolar. Com a contribuição do conceito de lógica, a proposta de atividade torna-se relevante, no intuito de trazer para a sala de aula uma discussão sobre o cerne desses discursos de forma mais prática e habitual ao discente.Referências
CASTRO, L. R. (2009). Juventude e socialização polÃtica: atualizando o debate. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v. 25, n. 4. BrasÃlia, p. 479-487.
GUIDO, H.; GALLO, S.; KOHAN, W. O. (2013). PrincÃpios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. Ensinar Filosofia. Org: Marcelo Carvalho & Gabriele Cornelli. Cuiabá –MT, Central de Texto.
MEDEIROS, A. (2016). Platão. Sabedoria PolÃtica: um site dedicado ao estudo da polÃtica. DisponÃvel em: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/filosofia-politica/filosofia-antiga/platao/>. Acesso em 17 de jan. 2019.
PLATÃO. (1993). A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 7. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
PORTO, A. (2013). O que é lógica? In: CARVALHO, Marcelo. CORNELLI, Gabriele (org.). Filosofia: conhecimento e linguagem. Volume 4. Cuiabá, MT: Central de Texto, p. 81-93.
SANTOS, L. H. L. (2008). A essência da proposição e a essência do mundo. In: WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. 3.ed. São Paulo: Edusp. Itens I, II e III (p. 11-43).
SILVEIRA, R. J. T. (2011). Ensino de Filosofia de uma perspectiva histórico-problematizadora. Educação em Revista, MarÃlia, v.12, n.1, p.139-154, Jan.-Jun.
VELASCO, P. (2010). Sobre o lugar da lógica na sala de aula. Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação, n. 13. BrasÃlia.