Fluindo no Jogo
Explorando a Gamificação como Ferramenta Engajadora na Educação
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v16.n4.816-823Palavras-chave:
Metodologias ativas, Gamificação, Inovação EducacionalResumo
A inovação na educação tem sido amplamente discutida e questionada. Durante a pandemia da COVID-19, o ensino a distância se tornou uma necessidade urgente, destacando a importância da educação digital, especialmente quando o distanciamento social é essencial para salvar vidas. No entanto, a desigualdade no acesso às tecnologias educacionais no Brasil expõe as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, mostrando que simplesmente ter acesso à tecnologia não garante uma melhoria significativa nos processos de ensino-aprendizagem. Diante desse cenário, é fundamental promover um debate sobre estratégias que possam ser utilizadas tanto no ambiente online quanto no offline, fornecendo aos educadores bases sólidas para aprimorar suas práticas pedagógicas. Uma dessas estratégias é a gamificação, que envolve a utilização de elementos de jogos em contextos não lúdicos para engajar os alunos no processo de aprendizagem. A gamificação apresenta potencial para criar uma experiência de aprendizado "ótima", especialmente em um momento em que é necessário repensar a rotina escolar.Referências
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