Arqueologia Digital, Ciberarqueologia e Archaeogaming: Possibilidades para uma Disciplina diante do Mundo Digital
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse2.53-65Palavras-chave:
arqueologia digital, humanidades digitais, ciberarqueologia, jogos arqueológicos, jogos digitaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral das implicações do grande desenvolvimento das tecnologias de computação, especialmente dos jogos digitais, na arqueologia. Para isso, serão discutidas algumas considerações sobre a área denominada Arqueologia Digital - que passou a ser integrada aos debates em torno das Humanidades Digitais. Esse campo tem sido responsável por estabelecer os fundamentos teóricos e metodológicos para a compreensão holística do uso das tecnologias de computação no desenvolvimento da pesquisa arqueológica. Em seguida, serão apresentadas de forma sucinta a relação entre os jogos digitais e a arqueologia, abordando os principais conceitos e avanços da Ciberarqueologia e dos Jogos Arqueológicos, duas das mais importantes vertentes da Arqueologia Digital que lidam com jogos digitais. Serão apresentadas as formas pelas quais a Ciberarqueologia busca desenvolver aplicações interativas tridimensionais para a produção e comunicação de pesquisas arqueológicas, com base nos conceitos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e seus eixos fundamentais (imersão e interatividade em tempo real); e como os Jogos Arqueológicos se estabeleceram como uma disciplina científica fundamental para compreender as representações de diferentes concepções de cultura e sociedade retratadas em jogos e simulações por meio de escavações arqueológicas digitais. Por fim, serão apresentadas algumas das iniciativas pioneiras de projetos de Ciberarqueologia e Jogos Arqueológicos desenvolvidos no Brasil.Referências
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