Componentes da formação profissional estética de especialistas em arte
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v16.nse2.10-19Palavras-chave:
competência estética, valores morais e éticos, diretrizes culturais, artes musicais e coreográficas, era pós-modernaResumo
O desenvolvimento da competência estética do professor ocorre durante a atividade profissional. Envolve a aquisição de qualidades profissionais e oportunidades de aperfeiçoamento no processo de atividades educativas e pedagógicas. O pós-modernismo e a filosofia do rizoma influenciaram significativamente as qualidades estéticas, características e abordagens do trabalho profissional de um professor. Requer uma reconsideração contemporânea para uma maior implementação nas instituições educativas e para a melhoria da própria competência. O objetivo deste artigo é analisar as peculiaridades da formação da competência estética de um educador na era pós-moderna, aspectos da aplicação da filosofia do rizoma nas atividades práticas e a posterior transformação das consequências desta época em o presente. Os princípios fundamentais do estudo incluem: valores morais e éticos; as características da sua construção e análise da natureza da sua origem; avaliação da complexidade do trabalho pedagógico; a aplicação dos princípios conceituais do rizoma. O artigo analisa os elementos estruturais da competência estética de um professor. Também revela o conteúdo e compara os valores básicos com aqueles inerentes à era pós-moderna.Referências
Andrews, B., Watson, P. J., Chen, Z. J., & Morris, R. J. (2017). Postmodernism, positive psychology and post-traumatic growth within a Christian ideological surround. The Journal of Positive Psychology, 12(5), 489-500. Available at: https://doi.org/10.1080/17439760.2016.1228004
Bartusiak, P., & Olinkevych, V. (2020). Postmodern philosophy. How does it function. Filosofska Dumka, (3). 107-127.
Bryant, R., & Knight, D.M. (2019). The anthropology of the future. Cambridge University Press. Available at: https://doi.org/10.1017/9781108378277
Delenze, G., Gvattari, F. (1980) Rhizome. In Capitalisme et schizophrenie. Mille plateau. Paris: Les Editions de Minuit.
Karam, A. M. (2019). Essential characteristics of the phenomenon “aesthetic competence of the individual”. Pedagogical education: Theory and practice. Psychology, Pedagogy, 32, 81-86. Available at: https://doi.org/10.28925/2311-2409.2019.32.11
Karam, A. M. (2019). Essential characteristics of the phenomenon “aesthetic competence of the individual”. Pedagogical education: Theory and practice. Psychology, Pedagogy, 32, 81-86. Available at: https://doi.org/10.28925/2311-2409.2019.32.11
Kondratska, L., Vodianyi, B., Vodiana, V., Toporivska, Y., Spolska, O., & Malovichko, S. (2022). The Bioethical Discourse in the Development of a Musician-Performer. Postmodern Openings, 13(1 Sup1), 198-215. Available at: https://doi.org/10.18662/po/13.1Sup1/422
Kostiuk, I. (2016). Culture of the XXI century in the captivity of mythologies: Causes and prospects. Bulletin of LNAM. Series: Culturology, 29, 37-46.
Kowalik, G., (2022) “Modernist Mapping and Post-postmodern Feeling: The Rhizomatic Framework of Zadie Smith’s White Teeth”, Moveable Type, 14(1). Available at: https://doi.org/10.14324/111.1755-4527.132
Martins, C. S. (2020). The fabrication of the chameleonic citizen of the future through the rhetoric of creativity: governmentality, competition and human capital. In C.-P. Buschkühle, D. Atkinson & R. Vella (Eds.), Art-Ethics Education. Brill Sense, pp. 26-43. Available at: https://doi.org/10.34632/jsta.2021.10105
Mayrhofer, R., Kuhbandner, Ch. & Lindner, C. (2021). The Practice of Experimental Psychology: An Inevitably Postmodern Endeavor. Frontiers in Psychology, 11, 612805. Available at: https://doi. org/10.3389/fpsyg.2020.612805
Nerubasska, A., & Maksymchuk, B. (2020). The Demarkation of Creativity, Talent and Genius in Humans: Systemic Aspect. Postmodern Openings, 11(2), 240-255. Available at: https://doi.org/10.18662/po/11.2/172
Scheler, M. (2018). Die Stellung des Menschen im Kosmos. Hamburg: Felix Meiner Verlag.
Sheremet, M., Leniv Z., Loboda V., & Maksymchuk, B. (2019) The development level of smart information criterion for specialists' readiness for inclusion implementation in education. Information Technologies and Learning Tools, 72, 273-285. Available at: https://doi.org/10.33407/itlt.v72i4.2561
Tomashevskyi, V., Digtiar, N., Chumak, L., Batiievska, T., Hnydina, O., & Malytska, O. (2022). Artistic and Pedagogical Competences of the Fine Arts Teacher: an Adaptation to the Postmodern Society. Postmodern Openings, 13(2), 287-302. Available at: https://doi.org/10.18662/po/13.2/454
Varela, M. do M. C. (2016). Pedagogic activism v. pedagogic paternalism. In F. Malzacher, O. Ahmet & Pelin Tan (Eds.), The Silent University. Sternberg Press, pp. 44-55.
Vider, J. (2022). Translating the Field. Vis Anthropol Rev, 38, 8-33. Available at: https://doi.org/10.1111/ var.12258
Vodianyi, B., Vodiana, V., Bobyk, L., Yevhenieva, M., Oronovska, L., & Dovgan, O. (2022). Artistic and Figurative Thinking in the Structure of Educational Activity of Future Masters in Music Art. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 14(2), 318-329. Available at: https://doi.org/10.18662/rrem/14.2/583
Yin, J. (2018). Beyond postmodernism: a non-western perspective on identity. Journal of Multicultural Discourses, 13(3), 193-219. Available at: https://doi.org/10.1080/17447143.2018.1497640
Zakaryan, H. (2023). Features of the Manifestation of the Phenomenon of Intertextuality in the Aesthetics of Postmodernism. Bulletin of Yerevan University E: Psychology, Pedagogy. 14(2 (41), 13-25. Available at: https://doi.org/10.46991/BYSU:E/2023.14.2.013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bohdan Vodianyi , Valentyna Vodiana, Liudmyla Shchur, Dmytro Hub'yak, Halyna Misko, Mariia Yevhenieva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista segue a política para Periódicos de Acesso Livre, oferecendo acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, não se aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos. Além disso, a revista segue a licença Creative Common (CC BY) permitindo qualquer divulgação do artigo, desde que sejam referenciados o artigo original. Neste sentido, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: A) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. B) Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional e não institucional, bem como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. C) Autores sãoo estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: repositórios online ou na sua página pessoal), bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.