O PAPEL DO EDUCADOR NA FORMACAO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO E OS DESAFIOS DA CIDADANIA RESPONSAVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v9.n2.127-138

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre resultados parciais de projeto de pesquisa conduzido pelo Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação, CNPq - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, acerca do papel do educador na formação do profissional da informação e os desafios da cidadania responsável. Destaca a ética e suas relações com a informação, conhecimento e criatividade. Discute a explosão do universo digital fenômeno conhecido como Big Data e a inovação como agente de transformação. Reflete sobre a formação do profissional da informação e os desafios da ética na construção de relações de longo prazo.

Biografia Autor

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Atua nas áreas de ciência da informação, administração geração e uso da informação, gestão de dispositivos de informação, e bibliotecas digitais. Acumula experiência profissional e acadêmica de mais de 28 anos em tecnologia da informação, gestão da inovação, inteligência estratégica, energia e sustentabilidade. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica, Especialista em Planejamento Estratégico pela Universidade de Minnesota, Especialista em Automação Industrial pelo Automation College, Phoenix Arizona. Engenheiro Eletrônico pela Faculdade de Engenharia Industrial. Master Sciences Humaines et Sociales, mention Information et Communication, spécialité Gestion de L ' Information et de la Connaissance Documenta - Université Paul-Valéry Montpellier III - França. Master Domótica y Hogar Digital pela Universidad Politécnica de Madrid - Espanha. Presidiu a Novell do Brasil - empresa líder em software de infra-estrutura de redes, web-services e soluções de identidade segura. Foi também presidente da Altiris Brasil, empresa especializada em soluções para gerenciamento do ciclo de vida em infra-estrutura de Tecnologia da Informação. Antes de ser presidente da Novell do Brasil, foi Diretor de Negócios e Gerente de Serviços da Novell para a América Latina. Atuou, como Diretor de Serviços da Sun Microsystems. Na Honeywell do Brasil, foi responsável pela área de engenharia de aplicação e negócios da Divisão de Instrumentação e Controle de Processos Industriais e da Divisão de Homes & Buildings. Na EDS, atuou como Diretor de Serviços para as indústrias de Manufatura, Energia e Global Accounts para o Brasil e América Latina. Professor Universitário desde 1989 atuou no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Paulista. Na Fundação Armando Alvares Penteado coordenou a Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Computação e Informática e atuou como Diretor da Faculdade de Engenharia. Professor Titular da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Computação e Informática, e do MBA da Faculdade de Administração. Coordenou o Curso de Pós Graduação Master Gestão da Informação Digital e do Conhecimento. Atuou como Diretor da Faculdade de Computação e Informática. Coordenou os convênios internacionais com Universidade de Montpellier III, Universidade Carlos III, Universidade de Londres - Goldsmiths, Politécnica de Madri, Politécnica de Milão, Westminster, QUT, Universidade da California Berkley, Universidade do Colorado Bolder, Universidade de Firenze. Colaboração com Universidade Complutense, ESCCA e MIT.

Referências

ARDITO, Roberto V.. Criatividade e Ética: os Limites Corporativos na Gestão da Tecnologia e da Inovação. 2007. Disponível em:

<http://www.relampa.org.br/detalhe_artigo.asp?id=64>. Acesso em: 07 mar. 2016.

ARRUDA, M. C. C. Indicadores de clima ético nas empresas. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.40, n.3, p.26-35, jul/set. 2000.

BARBIERI, José Carlos. Organizações Inovadoras: Estudos e Casos Brasileiros. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. 164 p. ISBN 85 225 0442 3.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. The network society: from knowledge to policy. Washington, DC: Johns Hopkins Center for Transatlantic Relations, 2005.

MASI, Domenico de . Criatividade e Grupos Criativos. Sextante. Rio de Janeiro, 2003

FERRELL, O. C.; GARDINER, Gareth. In Pursuit of Ethics: Tough Choices in the World of Work. NY: Smith Collins Co, 1991. 151 p. (ISBN 978-0962341410).

FREIRE, Isa. Reflexões sobre uma ética da informação na sociedade em rede. Ponto De Acesso, v.4, n.3, p.113-133, 2010. Disponível em:

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/viewArticle/4518.

Acesso em: 22 jun.2015.

HITT, William Dom. Ethics and Leadership: Putting Theory Into Practice. NY: Battelle Press, 1990. 249 p. ISBN 978-093547052

KAHANER, L. 1996. Competitive Inteligence: From Back Ops to Boardrooms – How Business gather, Analyze, and Use Information to succeed in the Global Marketplace. NY: Simon & Schuster

MATOS, João R. Gestão da Tecnologia e Inovação. Editora Saraiva, 2005

MACEDO, Gutemberg. Carreira e Empreendedorismo. 2003. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:crA8pjvigKkJ:www.abmbrasil.com.br/cim/download/Gutemberg_%20Macedo.pps+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 08 mar. 2016.

MILLER, Jerry P. Millenium Intelligence: Understanding and Conducting Competitive Intelligence in the Digital Age. 2000 Information Today, Inc

PALETTA, Francisco Carlos; PALETTA, Fátima Aparecida Colombo. O Comportamento Ético e sua Influência na Era da Informação. 2005. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/268179257>. Acesso em: 07 mar. 2016.

PALETTA, Francisco Carlos. INFORMAÇÃO, CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO ÉTICA. 2015. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB). Disponível em:

<http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2669/985>. Acesso em: 08 mar. 2016.

ROSENTAL, M. Pequeno dicionário filosófico. São Paulo: Editora Política do Estado, 1959. 602p.

ROGERS, Everett M... Diffusion of Innovations. 5. ed. New York: Free Prees, 2003. 543 p. ISBN: 978-0743222099.

SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

VEN, Andrew H. van de; ANGLE, Harold L.; POOLE, Marshall Scott. Research on the Management of Innovation: The Minnesota Studies. New York: Oxford University Press, 2000. 712 p. ISBN: 978-0195139761.

Publicado

2016-08-31

Edição

Secção

Article