THE CREATIVITY OF UNIVERSITY STUDENTS: SELF-PERCEPTION AND EVALUATION IN TORRANCE TEST

SELF-PERCEPTION AND EVALUATION IN TORRANCE TEST

Autores

  • Rebeca Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.
  • Levi Universidade Católica Portuguesa, CITAR, Porto, Portugal. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.
  • Elsa Maria Gabriel Morgado Universidade Católica Portuguesa - CEFH http://orcid.org/0000-0002-3653-7876

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.92-99

Resumo

No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.

Biografias Autor

Rebeca, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.

Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.

Levi, Universidade Católica Portuguesa, CITAR, Porto, Portugal. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.

Universidade Católica Portuguesa, CITAR, Porto, Portugal. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.

Publicado

2022-09-27

Edição

Secção

Métodos e Estratégias Pedagógico-Didáticas na Gestão e no Ensino

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)